segunda-feira, 25 de junho de 2007

Tragédia em Florença

Em meados do séc. XIX, o esforçado Luigi Aghlieri volta à França com o intuito de buscar sua irmã, Nanni, como havia prometido há 7 anos antes. Com maiores recursos financeiros, vindos de seu ótimo emprego conquistado na fábrica Scandicci, poderia proporcionar uma vida melhor e mais confortável a Nanni.
Luigi era um homem alto e moreno, com traços marcadamente franceses. Quando se mudou para Florença para estudar direito, Luigi conheceu Fiorella Gasparinni, uma mulher com hábitos simples e de grande beleza, com quem se casou poucos anos depois. Viviam num bonito apartamento, próximo ao Tempio Maggiorem, uma das mais belas sinagogas da Europa.
Nanni, que agora vivia com seu irmão e sua cunhada, saía todas as noites, encantando muitos homens, inclusive os de posses, com seus lindos olhos verdes e seus cabelos escuros e cacheados. Porém, somente um chamou-lhe a atenção: Fiorentino Bertolucci, um mau caráter, casado com Pietà Buonarotti, que mantinha relacionamentos com várias mulheres de Florença.
Foi questão de tempo para que se envolvessem. Encontravam-se seguidamente, porém evitavam aparecer publicamente. Nanni, que estava sentindo a falta de sua família, ficou subitamente mais alegre. Tal felicidade foi percebida por Fiorella, que não simpatizava muito com a cunhada, devido às suas atitudes.
Duvidando do estado de Nanni, Fiorella procurou sua amiga, Pietà, para descobrir o motivo de tanta alegria. Pietà, a princípio, hesitou, por não gostar de fofocas. Porém, resolveu ajudá-la, pois também ficou intrigada com a felicidade repentina da moça. Resolveram, então, analisar o comportamento de Nanni, bem como os lugares que ela freqüentava. Seguiam-na sempre que saía, mas não conseguiam descobrir com quem se relacionava, até que Pietà começa a suspeitar que Nanni tem algo com seu marido, não por tê-los visto juntos, mas por esta freqüentar os mesmo lugares que ele, mesmo que discretamente e nunca se expondo.
Com a possibilidade de estar sendo traída novamente, desta vez com uma
francesa pobre e desaculturada, típica nova burguesa, que apenas estava vivendo na Itália por causa do trabalho do irmão, Pietà quebra as regras da família mafiosa de seu marido e busca informações sobre a moça e seu possível caso com Fiorentino com uma família rival. Ao ter o affair confirmado, Pietà se desespera e enlouquece, negociando a morte do marido e da amante com a família rival.
Ela acerta que deixará que a família fique com metade dos negócios do marido se o matarem e trouxerem sua amante para que ela mesma a apunhale. Com a proposta de controlar 50% dos negócios da família mais poderosa e próspera de Florença, os algozes de seu marido vão atrás dele no mesmo dia, mas não esperavam uma resistência tão forte. Ao tentarem invadir a casa, os homens são mortos pelos capangas de Fiorentino, que no momento faz amor com a amante. O único homem que consegue chegar ao quarto em que estão mata os dois e é alvejado logo em seguida.
Pietà, ao ver toda a desgraça que causou, foge, ironicamente, para a França e morre seis meses depois. Fiorella se sente culpada por ter iniciado tudo simplesmente por não gostar e invejar a cunhada, comete suicídio. Luigi, ao ter sua irmã morta e o nome Aghlieri sujo pela situação de sua morte, não se abala e entra para a máfia, assumindo o posto de pai antes ocupado pelo amante da irmã.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Descrição da personagem!

Nanni Aghlieri é uma charmosa francesa que, atualmente, reside em Florença, Itália, terra natal de toda sua família. É irmã de Luigi Aghlieri, mas tem uma vida solitária desde muito jovem. A francesa é motivo de disputa de muitos homens de Florença. Muito bonita e inteligente, Nanni abusa de seu charme. O verde de seus olhos e os longos e escuros cabelos cacheados já despertaram interesse de vários italianos riquíssimos, porém, nenhum que a agradasse. Seu pensamento já tinha um alvo, um amor proibido. Nanni é uma mulher de personalidade forte, adora desafios, e o seu preferido se chama Florentin Bertolucci, com quem mantém um caso há algum tempo. Nada consegue acabar com o amor de Nanni por Florentin. Pietà Buonarotti, mulher de Florentin, acaba descobrindo o caso amoroso entre os dois, desencadeando assim uma trágica história de amor e ódio!

terça-feira, 27 de março de 2007

Chocolate


Mesmo que o chocolate não tenha sido criado no século XIX, inúmeras fábricas do gênero foram construídas na Era Vitoriana. Vários chocolates, até hoje, divulgam sua data de origem nas embalagens.
A palavra chocolate é derivada do vocábulo nahoa chocolatl, que significa cacau e água. Há, em algumas crônicas, a informação de que os espanhóis, quando se estabeleceram em terras de Anahuac, depois de vencer os astecas, provaram pela primeira vez uma bebida saborosa, porém, amarga. Os nativos preparavam essa bebida fervendo em água a pasta de cacau, previamente torrada, e aromatizada com especiarias.
A fim de diminuir o amargo, os espanhóis acrescentaram açúcar, canela e baunilha à mistura; após se generalizar na colônia o alimento se difundiu na Europa através de Hernán Cortés. Em 1700, a bebida foi novamente modificada, agora, por sua vez, os ingleses substituíram a água pelo leite; e, em Londres mesmo, foi criada por um francês a primeira casa dedicada exclusivamente ao chocolate. David Chaillou começou a vender, em Paris, as primeiras tortas de chocolate. Na época, o produto era oferecido apenas às classes altas devido ao seu alto custo. Próximo ao século XVIII, o chef Lassagne, que trabalhava para o duquede Plessis-Praslin, criou o primeiro bombom, coberto de caramelo.
O cacau chegou aos Estados Unidos em 1755, enquanto que, em 1795, na Inglaterra, havia começado o uso da máquina a vapor que esmagava os grãos de cacau; fato que deu início à fabricação de chocolate em maior escala. Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica. Pela primeira vez na história, uma máquina permitia a extração, de um lado, da manteiga de cacau, e do outro a torta, a massa de cacau. Essa última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que, quando acrescido de sais alcalinos, se tornava facilmente dissolúvel em água. Daí o desenvolvimento de bebidas achocolatadas foi um passo rápido, em seqüência a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate mais ou menos como os de hoje. Nesse mesmo ano, 1825, Coenrad Van Hoiter criou o primeiro chocolate em barra.
Em suma, desde sua criação, até os dias atuais, o chocolate vem sofrendo alterações. No século XIX, com a industrialização inglesa, não foi diferente, mais do que nunca o chocolate ampliou sua receita e ganhou formas diferentes; foram criadas inúmeras fábricas do gênero, inclusive algumas das marcas que conhecemos hoje, como a Nestlé S.A., uma empresa suíça de gêneros alimentícios, focada na linha de achocolatados, fundada em 1866; a Hershey´s, que teve sua origem na América do Norte, criada no final do Grande Século, em 1893.



Processo de fabricação da gostosura...

Na fabricação do chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e, possivelmente, leite. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final. A fabricação de chocolate é composta de cinco etapas básicas: malaxação, refino, conching, tempera, a modelagem.
Na malaxação a massa de cacau a misturada com as outras matérias primas em uma masseira. A mistura a malaxada até obter-se uma massa homogênea.
No refino essa massa passa por moedores que reduzem as partículas da mesma a 15/ 20 microns.
Depois vem o conching, uma operação crucial, pois dá ao chocolate toda sua firmeza a suntuosidade. É uma operação demorada: pode durar de 12 horas até 5 dias.
Na próxima fase, a tempera, o chocolate é temperado para passar do estado líquido para o estado sólido, através de um processo de cristalização.
A última etapa e a modelagem, onde o chocolate a moldado a passa por um túnel de refrigeração (10/12 graus centígrados). Na saída do túnel o chocolate é desmoldado.
Todo este processo a altamente delicado - qualquer descuido, principalmente na fase de conching a tempera pode ocasionar a perda de um lote.




Saiba que...


* A forma da primeira garrafa de Coca-Cola é inspirada na forma do "cr iollo", o fruto de um dos tipos de cacaueiro.
* A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a de cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha dez metros de comprido.
* Em 1569, o Papa Pio V, autorizou que o cacau fosse usado como bebida para suportar os jejuns.
* O chocolate preto faz diminuir o colesterol total e aumentar o colesterol HDL, que evita o depósito de gordura nas artérias.
*A imagem publicitária mais forte associada à indústria do chocolate é a vaca lilás da "tablette" Milka, da Suchard.
* A Costa do Marfim é o primeiro produtor mundial de cacau, mas os países produtores são fracos consumidores. Os cacaueiros dão frutos, cabossas, durante todo o ano.
* Guardar chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor.

sexta-feira, 9 de março de 2007

Meu tema escolhido é o chocolate.É...bem coisa de gorda.heheheheEu amo chocolate,principalmente branco.Acredito que a época de grande fabricação dessa delícia tenha sido no século XIX.